SOBRE O PROJETO

É no ateliê que o artista dá corpo a sua obra. A partir de ideias, percepções e técnicas, a criação é ali concebida. Conhecer e apresentar ao público um pouco do cotidiano criativo de artistas pernambucanos é a proposta do site Ateliês 360º, através de visitas virtuais realizadas com recursos da fotografia imersiva.

Neste site, é possível percorrer diferentes ambientes dos ateliês, aproximar detalhes, se deter em um ou outro lugar que mais chame atenção. A sensação de imersão é ampliada pela presença de audiodescrição, textos explicativos e fotos com detalhes de cenários e objetos. O visitante pode interagir com os espaços escolhendo planos, explorando detalhes e criando olhares diferenciados sobre as imagens.

Além dos recursos próprios da fotografia imersiva, Ateliês 360º traz entrevistas exclusivas com os artistas e breves perfis de suas trajetórias profissionais realizadas antes da pandemia da Covid-19. Com isso, torna-se um produto de recorte temporal, que serve de testemunho histórico sobre a produção e os modos de criação de artistas de diferentes gerações em atuação em Pernambuco nesta segunda década do século 21.

Tendo em comum a manutenção de ateliês próprios, os artistas aqui reunidos foram selecionados a partir de dois critérios centrais: serem profissionais de mérito artístico reconhecido por tempo de produção, premiações, exposições e publicações; e serem autores de obras de estilos e técnicas variados, compondo um panorama diversificado da arte produzida em Pernambuco.

Os artistas são Bruno Vilela, Cavani Rosas, Christina Machado, Dantas Suassuna, Joelson Gomes, José Carlos Viana (in memoriam), José Paulo, Juliana Lapa, Maurício Castro e Rinaldo Silva.

O projeto Ateliês 360º foi realizado pelo fomento do Funcultura. A captação de imagens, vídeos e entrevistas com os artistas em seus ateliês aconteceu ao longo de 2019, antes da pandemia da Covid-19, e a edição final do conteúdo deste site foi realizada entre o final de 2022 e o início de 2023.